Mato Grosso, Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024     
Novo Portal
Evento promove discussões sobre as novas tendências do ensino da Matemática
A modelagem matemática foi apresentada pelo doutor da Unicamp como instrumento motivador de ensino
Evento promove discussões sobre as novas tendências do ensino da Matemática
10/11/2004 09:21:24
por Coordenadoria de Comunicação Social
Encontro é realizado na unemat-Barra do Bugres
Encontro é realizado na unemat-Barra do Bugres

Discussões sobre as principais tendências da educação matemática no Brasil nortearam o enfoque da conferência do professor da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, Rodney Bassanezi, durante II Encontro Estadual de Educação Matemática, realizado desde a última segunda feira (08.11) no município de Barra do Bugres, 160 km da capital. O evento promovido pela Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Barra do Bugres em parceria com a Sociedade Brasileira de Educação Matemática reúne cerca de 300 participantes entre acadêmicos, professores e alunos do ensino fundamental e médio de oito municípios da região do médio norte mato-grossense.

Partindo da temática “Matemática Cidadã” os participantes desenvolvem e interagem em atividades que revelam a proximidade da matemática no cotidiano dos alunos, além de discutirem questões metodológicas na aplicação de conteúdos matemáticos e como se configura os cursos de licenciaturas que formam profissionais na área.

Entre as tendências atuais do ensino da matemática, Rodney Bassanezi elencou a Modelagem Matemática. Um mecanismo de ensino que tem como base a aplicação do conteúdo matemático em problemas da realidade, a partir da concretização de um modelo que permita previsões e entendimento do processo ou dos fenômenos estudados.

Segundo Bassanezi, a modelagem matemática é um instrumento de motivação ao aprendizado, pois leva a maioria dos alunos, que por definição, não gostam de Matemática, a despertarem para a utilidade da ciência, ocasionando a possibilidade destes quebrarem a relação de apatia com a disciplina e estabelecerem uma postura de atuação.

“É um novo método para se ensinar matemática e onde os alunos aprendem com mais gosto, principalmente quando eles escolhem os próprios temas” define Rodney afirmando que a modelagem facilita o aprendizado da matemática no ensino fundamental e médio.

Com relação ao desenvolvimento desse método de ensino nos cursos de formação de professores em Mato Grosso, o docente destacou a qualidade do curso de Licenciatura em Matemática da Unemat em Barra do Bugres, e o comprometimento dos professores na busca de métodos e instrumentos que promova a facilitação da aprendizagem, incluindo a modelagem matemática. “Barra é um lugar que tem uma escola muito boa de formação de professores acredito que alguns professores vão atuar neste sentido”, considera o docente.

Autor de 5 livros, Bassanezi atua na área de Matemática com ênfase em Análise e Biomatemática. Doutorado pela Unicamp, o docente já publicou mais de 70 artigos em periódicos especializados e em anais de eventos, sendo responsável pela orientação de mais de 50 dissertações de mestrados e teses de doutorados na área de matemática e de educação.

Confira imagens do evento

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24684 | Impressões: 139513
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada